Existem vários estudos feitos sobre se é mais sustentável escolher uma árvore de Natal de plástico ou escolher uma verdadeira. E a verdade é que existem várias vantagens quer para uma quer para a outra. Mas nenhuma é consensual.
Se há quem defenda que uma árvore de Natal de plástico vai durar anos e então é mais vantajoso do que cortar uma árvore e desflorestar áreas bio diversas para a plantação de pinheiros só para a compra de árvores de Natal também há quem defenda que basta perder um ramo de uma árvore de plástico para irmos comprar outra e que a pegada de uma árvore artificial pode aumentar o efeito de estufa….então em qual ficamos?
Não havendo consenso o melhor é ir pelo que o seu instinto lhe diz. Aqui por casa somos apologistas de árvore de Natal plástica que reutilizamos ano após ano. E natal após natal guardamos cuidadosamente para que no próximo ela volte a ocupar o seu lugar de destaque na sala.
No entanto, se preferir uma árvore verdadeira pode procurar aquelas que são cortadas de zonas onde há maior risco de incêndio e que, não pela questão do consumismo de Natal, tinham de ser cortadas. E também podem ficar em vaso e cuidar para o próximo ano.
Este Natal qual vai ser?
Deixe um comentário