Maia, local para Comer, Beber e Viver – Projeto MALGA – Saberes e Sabores da Maia

Aliar a cidade da Maia, e os seus maravilhosos produtos locais, com a dose certa de criatividade, resulta no projeto MALGA – Saberes e Sabores da Maia.

A Maia tem uma longa relação com a gastronomia e com a produção agrícola. Como tal, sendo esse um dos principais fatores diferenciadores da região, o Município da Maia,  com o apoio da Associação Litoral Rural, lançou um projeto, que se divide em 4 momentos, com o intuito de demonstrar que a cozinha não precisa ser aborrecida, sendo assim possível brincar e inovar em receitas extremamente marcantes e características da cidade, promovendo desta forma os produtos e produtores locais.

Os momentos foram divididos em: COMEÇAR, PROVAR, PIQUENICAR E BEBERICAR (ler sobre todos os momentos aqui).

Projeto MALGA – Saberes e Sabores da Maia – cartaz

“Centrado nos produtos hortícolas, frutícolas, laticínios, flores comestíveis, ervas aromáticas e condimentares, aves e outras carnes, ovos, vinho, o MALGA procura evidenciar o potencial gastronómico destes produtos, através da ação e participação de reconhecidos chefs, bartenders, que partirão de um cabaz local de produtos para a apresentação de propostas criativas e inovadoras, transformando os produtos em verdadeiras iguarias. Caldos, sopas, cremes, saladas, pastas, compotas, doces, águas aromatizadas, batidos, sumos naturais serão apresentados em lugares de tradição e trabalho das terras da Maia, como a Quinta da Gruta, o Restaurante da Quinta da Camposa, o Parque de Avioso, ou a Rustic House.

Dia 24 de Março, foi dia de BEBERICAR no extraordinário alojamento local Rustic House em S. Pedro Fins.

O encontro estava agendado para as 16h, um Informal Drink ao fim de tarde ao cuidado do bartender André Almeida, apenas com produtos, frutas e legumes, da terra da Maia.

As opções eram muitas, desde a Sangria do Campo ( puré de kiwi, sumo de laranja, 7up e hortelã), o Cocktail da Terra (kiwi, morango e decorado com uma flor), um Cremoso de Mel e Mirtilo (sumo de mirtilo, xarope de mel, limão e espuma de mirtilo e mel), a Água Aromatizada ( erva príncipe e citronela), Água Aromatizada de Pepino (limão e pepino) e o Sumo da Horta (cenoura, laranja e hortelã)…tudo com produtos frescos e locais.

Os aperitivos ficaram nas mãos da incrível Chef Lígia Santos, a primeira Master Chef portuguesa, que também marcou presença noutros momentos.

A Chef Lígia presenteou-nos com umas tostas de pão doce com ovos e presunto, um torricado com compota de cebola roxa e cogumelos, uma bola de carne, uma salada fresca com tomate cherry, morangos e nozes, umas espetadas de rabanada com morangos e mirtilos, doces maiatos, os escudos e espadas, com curd de limão… tudo incrivelmente fresco e saboroso.

De ressalvar que todo o programa teve uma componente presencial e online, sempre respeitando as regras de confinamento e segurança.

Andreia Azevedo

Andreia é licenciada em Turismo com especialização em Marketing Digital. Adora viajar, comunicar, escrever e criar. O Simply Life nasceu no final de 2015, do seu desejo de criar uma comunidade de partilha dos mesmos interesses.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s