A motivação é um fator que nos influência na realização de sonhos e objetivos. Sem motivação sentimo-nos desorientados e sem vontade de trabalhar para alcançar o que mais queremos. Ao longo da vida a motivação é posta à prova e nem sempre sentimos o impulso que precisamos.
No entanto, existem algumas técnicas que podem ser usadas quando sentimos a motivação a diminuir.
Aceite que nem tudo depende de si
Não coloque toda a responsabilidade na conquista de objetivos em si. Vivemos em sociedade e existem fatores externos que podem dificultar a concretização de alguma meta no momento que tinha idealizado. E está tudo bem!
Tenha objetivos realistas
É muito fácil deixarmo-nos levar pelos sonhos…é bom sonhar, mas é muito melhor ser realista e perceber que passo a passo chega lá, mas não o pode fazer do dia para a noite.
Festeje pequenas conquistas
Até chegar ao objetivo principal certamente ganhará pequenas batalhas. E o ser humano tem tendência apenas a dar enfase ao que corre mal e agarrar-se a pensamentos negativos e autodestrutivos. Comemorar pequenas conquistas irá ajudar a ver o grande cenário com mais entusiasmo e confiança.
Não se compare com ninguém
Cada um tem o seu percurso. A única pessoa com quem deve competir é consigo mesmo. Queira ser melhor por si e não pelos outros.
Alimentar a motivação pode ser difícil e nem sempre se sentirá no seu melhor. O importante é parar para perceber que caminho está a fazer, analisar o que lhe faz bem e o que faz menos bem, entender o que está ao seu alcance mudar e continuar com a mesma vontade.
E lembre-se que existem profissionais disponíveis para o ajudar a encontrar o caminho e a motivação certa.