O poder da prática de exercício físico para a saúde mental

Sabemos que a prática de exercício físico traz benefícios para a nossa saúde e para o nosso corpo, mas o que muitas vezes ficam esquecidos são os benefícios que a prática de exercício físico traz à nossa saúde mental.

Todos os dias estamos expostos ao stress, à ansiedade, a picos de humor, pressão diária do trabalho, família, amigos e até à que involuntariamente ou não colocamos em nós próprios. Por isso é muito importante arranjar formas de libertar todos estes pontos negativos que afetam a nossa autoestima, resultados e confiança. Eu encontrei o meu e venho partilhar o meu testemunho.

Há mais de 3 meses que tenho vindo a praticar jogging matinal e se no inicio custava levantar-me da cama mais cedo e ir correr hoje em dia se não o fizer sinto falta.

E o que leva uma pessoa sedentária a levantar-se cedo para caminhar ou correr?

Pois bem, este ano tem sido um ano difícil para todos e por essa razão o stress e a ansiedade que por norma já sentíamos agravou-se e afeta-nos direta e indiretamente. É impossível ficar indiferente. Eu comecei a notar que em alguns aspetos da minha vida sentia-me desanimada, desmotivada e que carregava um peso enorme sobre mim…daí decidi procurar alguma atividade que me ajudasse a descomprimir, esquecer tudo e focar-me só em mim. Como gosto da natureza e de estar em espaços verdes, foi fácil optar pelo jogging matinal.

Logo nos primeiros dias senti uma melhoria enorme no meu humor, no poder de concentração e no meu nível de ansiedade. Isso fez me continuar!

Conselhos para quem quer começar a caminhar ou a praticar jogging matinal:

Começa devagar e ao teu ritmo

Não tenhas pressa. Ignora tempos e objetivos. Lembra-te que este exercício é para relaxares e aproveitares o tempo contigo mesmo.

Respira o que te rodeia

Procura fazer exercicio em locais que te transmitam boas sensações: junto ao mar, num parque…

Não forces se sentires dores

Lembra-te que não estás a competir. Encontra o teu tempo, concentra-te na tua passada e no que o teu corpo te transmite.

Usa roupa adequada

Procura investir em roupa leve, umas boas sapatilhas e adequadas para o tipo de desporto que estás a praticar.

Bebe água

Beber água não só te ajuda a manteres o corpo hidratado como te ajuda na concentração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s