Como o Hostel Rossio Alcobaça está a preparar a reabertura

Sabemos que a hotelaria atravessa um período difícil e que muitas medidas deverão ser tomadas nos próximos dias para preparar a reabertura dos estabelecimentos hoteleiros.

Hoje partilhamos o testemunho da Clara Libório, fundadora do Hostel Rossio Alcobaça e quais as medidas que serão seguidas para assegurar a reabertura com segurança e tranquilidade.

 

Tenho tido o Hostel fechado desde Março o que representa uma grande dificuldade para 2020…

Aqui em Alcobaça, até agora, está tranquilo o ambiente relativamente ao COVID19. No momento em que fechei portas, disponibilizei o espaço para profissionais de saúde que necessitassem de alojamento, mas houveram poucas solicitações.

Agora estou já na fase de preparar abertura, alterar algumas regras para abrir o Hostel no Verão, com toda a segurança e sem representar nenhum tipo de problema para quem nos visita, tentando oferecer condições de segurança e tranquilidade.

A  primeira missão é garantir que os hóspedes continuem a ser bem recebidos. O espírito de proximidade do alojamento local continua a fazer sentido, apesar dos tempos em que vivemos.

Vou optar por estabelecer medidas preventivas (sobretudo no momento do check in) e fomentar, cada vez mais, a utilização do sistema de self check in que instalei o ano passado com os códigos e os cofres com chaves. Esse sistema evita o contacto pessoal directo, e permite-me transmitir por telefone ou mesmo Whatsapp as orientações normais do alojamento e as recomendações em relação à crise do COVID-19. Pretendo também alterar um pouco os horários de funcionamento, de forma a evitar cruzamentos desnessessários de pessoas e permitir a equipa de limpeza dar atenção especial a:

  • Bancadas da cozinha, fogão, frigorífico, todas as superfícies e objetos da casa-de-banho. Mas, teremos também em especial atenção outros pontos de contacto frequente, mais específicos, que não podem ser esquecidos, como por exemplo:
  1. Controlo remoto da TV, aquecimento e outros equipamentos.
  2. Puxadores de portas, gavetas, máquinas, corrimão de escadas interiores.
  3. Pegas e botões de micro-ondas, torradeira e outros equipamentos.
  4. Interruptores de parede e dos candeeiros, em especial nas mesas de cabeceira.
  5. Corrimão do prédio, puxadores e intercomunicador, cofres das chaves.

Vamos ter no estabelecimento informação disponível acerca do Covid19 e um stock de kits básicos de higienização para os casos suspeitos. Além disso, estou a preparar um compartimento com ventilação natural, como área de isolamento em caso de suspeita de infecção. Esse compartimento tem uma saída independente do Hostel, evitando passar pelas áreas comuns como escadaria e recepção.

De resto, os nossos dormitórios não serão utilizados como tal, neste primeira fase. Ou seja, só alojamos no mesmo espaço pessoas do mesmo núcleo familiar, deixando as outras camas vazias.

 

Consultem o site do Hostel Rossio Alcobaça e as redes sociais para não perderem nenhuma novidade e comecem a planear os vossos dias de férias!

 

Hostel Rossio Alcobaça

Morada: Praça 25 de Abril 15, Alcobaça

Telefone: 262 598 237

Site: http://www.hostelrossioalcobaca.pt

Responsável: Clara Libório