Alergias em cães: causas, sintomas e tratamentos

Quando vemos um cão se coçar vem-nos logo à cabeça que possa ter algum parasita como pulgas ou carraças…mas pode ser muito mais do que isso.

Existem razões que causam prurido como a que vamos falar hoje: alergias. Infelizmente o número de cães com alergias tem vindo a aumentar e é preciso estar atento e fazer alguma coisa para aliviar as alergias e melhorar a qualidade de vida deles.

Hoje vamos falar de dois tipos de alergias que afetam a Queen: alergia ambiental – atopia e alergia alimentar.

Sintomas mais comuns

Coceira – sendo comum afetar as orelhas, boca, patas, abdómen e parte interna das coxas. É muito comum os cães coçarem e lamberem a zona das patas, entre os dedos, até fazer ferida. E este coçar e lamber pode “contaminar” e transportar as alergias para outras zonas do corpo.

Outro sintomas

  • Otites
  • Vermelhidão
  • Queda de pêlo
  • Vómitos
  • Diarreia
  • Perda de apetite

 

Alergia Ambiental – Atopia

Estima-se que cerca de 15% dos cães tenham atopia. Esta alergia é difícil de tratar pois é uma questão ambiental. Existem raças com mais predisposição que outras e o animal terá de viver com esta alergia para o resto da sua vida.

A alergia a ácaros e pólen pode diminuir a qualidade de vida de um cão, daí ser importante o dono estar atento ao seu comportamento.

Não existe um tratamento que acabe com este tipo de alergia, existem sim algumas alterações aos hábitos e cuidados que os donos devem ter.

Cá em casa temos muito cuidado com a limpeza: aspirar a casa mais do que uma vez por semana, aspirar bem os tapetes, os cobertores da Queen e dar-lhe banho com shampoo apropriado.

Alergia Alimentar

Desde pequena que a Queen comia ração de carne de uma marca bem conceituada no mercado,a Pedrigree, no entanto começamos a notar queda de pêlo em torno dos olhos e aumento da comichão. Procuramos aconselhamento no veterinário e descobrimos que para além de atopia, a Queen também tem alergia alimentar.

Tudo que tenha carne e cereais a Queen não pode comer porque senão piora…a melhor solução que encontramos, dada a intolerância que ela tem, foi mudar-lhe a ração para comida de salmão e escolhemos a da Taste of the Wild.

Após mudar de ração sentimos logo diferença na alergia dela.

 

Nota: O aqui falado passa pela experiência pessoal que temos. Caso tenham ou conheçam algum cão com estas alergias deixem a vossa experiência na caixa de comentários.