5 Truques para entreter cães que passam muito tempo sozinhos em casa

2020 começou com uma grande mudança. Compramos um casa. Para além das dores de cabeça normais (o cansaço de mudar de casa e trabalhar!) ainda temos uma preocupação maior. Como irá a nossa cadela de 3 anos adaptar-se à casa nova e em estar sozinha em casa.

Ela foi criada desde os 2 meses na nossa antiga casa e estava habituada a ficar sozinha durante o tempo que saímos para trabalhar. A nossa sorte é que a minha mãe morava no mesmo prédio e podia ir vê-la durante o dia. Ou seja, não passava muito tempo sozinha. Mas agora é diferente. E como temos um emprego das 9h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira, ficamos muito preocupados. Já nos mudamos há 5 dias e até agora tem sido bastante tranquilo ( apesar de sair de casa e passar o dia com o coração nas mãos).

Não sabemos se ela está a portar se bem porque ainda está estranha na casa ou se ladra o dia todo. Na verdade não sabemos.

Mas depois de pesquisar pela internet encontramos alguns truques que podem ajudar animais que passam muito tempo sozinhos em casa.

A Queen, é uma cadela muito ansiosa, o que dificulta o processo. Mesmo quando estamos em casa, ela anda sempre atrás de nós.

Por isso, e a pensar em quem está na mesma situação que nós, decidi partilhar alguns truques e dicas para que possa ajudar outros cães na adaptação a uma casa ou ambiente novo.

1º Deixá-la sozinha durante períodos curtos

Durante o período da mudança, fomos trazendo a Queen à casa para ela a conhecer e perceber que era o espaço dela também. Mas o grande desafio foi no fim-de-semana antes da mudança e de ela ficar sozinha. Durante esse fim-de-semana a Queen sozinha em casa por períodos curtos para ver como ela reagia. Para além de chorar e ladrar ainda foi à cozinha comer pão -.-

Depois da terceira vez a deixá-la sozinha por períodos de 10 minutos ( com tudo fora do alcance dela) lá começou a ladrar menos…

2º Deixá-la com cobertores com o cheiro dela e nosso

Na mudança trouxemos os cobertores dela e não os lavamos. E porque? Para que tivesse o cheiro dela e ela se sentisse em casa.

Outro dos truques é deixar uma peça de roupa nossa perto dela, assim ela não se sente tão sozinha.

3º Não mudar os hábitos

Um dos truques mais importantes é não mudar os hábitos dos cães. Os cães são animais de hábitos e é importante respeitar isso. Isso irá fazer com que o grau de ansiedade e sentimento de abandono não aumente.

4º Oferecer brinquedos

A Queen sempre teve brinquedos para se entreter sozinha e na nova casa mantivemos os brinquedos. Os brinquedos são uma boa forma de eles não se sentirem aborrecidos e roerem móveis ou alguma parte da casa.

Acreditem, quando um cão se sente aborrecido ele vai procurar alguma coisa para se distrair…e isso pode ser mau. Muito mau!

5º Não mostrar entusiasmo quando entrar em casa

Esta é a mais difícil para mim. Quem segue o blog e as redes sociais sabe que a Queen para nós não é um simples cão. Ela faz parte da família e tratamo-la como uma filha. Por isso quando saio de casa fico muito preocupada com ela e quando chego só me apetece mima-la. No entanto isto é um erro. Há estudos que comprovam que os cães sentem o stress, medo e ansiedade que sentimos perto deles, daí ser importante manter a calma e não mostrar grande euforia quando chegamos a casa.

Aproveito para vos pedir, caso tenham mais dicas que deixem na caixa de comentários, para que com a vossa experiência possam ajudar outras pessoas!