Como manter o Foco nos objetivos

Todos nós temos objetivos e desejos para a nossa vida, quer seja profissional ou pessoal, e por vezes sentimo-nos tão absorvidos por mil pensamentos e mil tarefas que sentimos que nos estamos a perder ou a desmotivar.

Isso acontece com todos em algum momento da vida e por essa razão, por conhecer esse sentimento, vos trago aqui algumas práticas que tento usar para não perder o foco.

Criar lista com objetivos

Todos os dias somos postos à prova e vai haver momento em que vamos desanimar e querer desistir e perguntar qual é o propósito do nosso trabalho. Para onde queremos ir?

Criar listas com os objetivos que queremos alcançar é uma boa forma de nunca esquecer o caminho que queremos seguir. Ler os nossos objetivos também nos ajuda a traçar o melhor plano para os alcançar e definir prioridades.

Definir um plano

É muito fácil nos perdermos no meio dos nossos objetivos e por isso é muito importante definir um plano a seguir. Não quer dizer que não possa ser alterado. Aliás, deve ser alterado sempre que sentirmos necessidade de alterar ou nos adaptar.

Apontar ideias

Não vos digo para andarem sempre com um caderno atrás de vocês (apesar de eu o fazer). Mas é importante apontar todas as ideias que tenham, até as que pareçam mais irreais. Quem sabe se através dessa ideia não surge algo melhorado?

Ser organizado

Está uma das práticas mais importantes. Ser organizado. Não existe apenas uma forma de ser organizado. Cada um tem a sua forma de trabalhar. Sejam organizados da maneira que for melhor para vocês.

Dizer “Não”

Esta não é uma prática fácil. Foquem-se no que realmente interessa, naquilo em que vocês são bons. Por vezes é necessário dizer que não a algumas tarefas ou convites de forma a concentrarem o vosso tempo e atenção naquilo que interessa e que podem fazer a diferença.

Estou a ler um livro muito bom sobre esse tema chamada Essencialismo. Aconselho que o leiam.

Fazer intervalos durante as tarefas

Quando nos sentimos presos nos pensamentos ou sem criatividade é importante parar, comer ou beber alguma coisa, ler ou ver algo que nos motiva. É muito importante parar por uns minutos e aliviar o stress que sentimos. Lembrem-se que isto não é uma corrida ou competição.

Uma das coisas que me ajuda a concentrar é beber água. Parar, andar um pouco e beber água.

Fazer atividade física ou sair com amigos

Fazer atividades ou ter conversas que não envolvam o trabalho também são bem-vindas.

Refletir sobre os resultados

Estar atento aos resultados ajuda a perceber se estamos a seguir o caminho certo ou se, pelo contrário, aquilo que pensávamos não está a resultar. Muitas vezes os resultados chegam de muita tentativa e erro.

Evitar o ruído

Algumas pessoas concentram-se melhor com música, a outras não incomoda ter a tv ligada, e outras precisam de estar num espaço sem qualquer fonte de distração para se conseguirem concentrar. Percebam o que funciona melhor para vocês.

Não ouvir comentários negativos ou destrutivos

Vamos sempre encontrar pessoas que nos vão querer colocar a baixo ou fazer-nos sentir que não somos bons o suficiente. Vamos dar menos valor a comentários negativos e focar apenas em nós e nos comentários positivos e construtivos. Não podemos agradar a todos isso é certo, mas vamos só focar-nos naquilo que traz mais valor ao que fazemos e evoluir.