5 Razões e Benefícios de Viajar Sozinha(o)

Quantas vezes ouvimos alguém dizer “Eu gostava de fazer uma viagem mas não tenho companhia” ou “Viajar sozinha(o) não dá para mim” ?

O medo do desconhecido é um medo real e que deve ser levado a sério até ao ponto onde não deixemos que condicione a nossa vida e nossas experiências. E, como podemos saber que viajar sozinha não dá para nós se não experimentar?

Hoje trago-vos 5 razões e benefícios para pelos menos uma vez na vida experimentarem viajar sozinhas ou sozinhos.

1º Sensação de Liberdade

A sensação de liberdade é muito falada pelos viajantes. O fato de se estar a viajar sozinho permite uma liberdade, quer de escolhas de locais a visitar quer de experiências. Não é preciso muito planeamento…é procurar o que se quer realmente fazer e ir em frente.

2º Conhecer-se Melhor

Este é o maior beneficio de se viajar sozinho. Não há nada melhor do que uma pessoa gostar da sua própria companhia. Parece cliché, eu sei! Durante a viagem certamente terão que enfrentar os vosso medos e receios e isso ajudará a que no final da viagem se sintam “crescidos” e com uma bagagem muito mais cheia ( e não estou a falar de bens materiais).

3º Fazer novas amizades

O ponto chave aqui é saberem que não estão sozinhos. Existem milhares e milhares de pessoas que viajam sozinhas, que optam pela sua própria companhia e depois optam por ficar em hostels ou guest houses de forma a ter um contato mais próximo com outros viajantes para trocar ideias, trocar experiências e fazer amizades.

4º Reavaliar as prioridades e modo de estar e ver a vida

Quem nunca viu “Orar.Comer.Amar”? Isso é o que eu quero acreditar que acontece depois de uma viagem! Uma viagem por mais pequena que seja enriquece-nos de uma forma que nem sempre temos ideia. Absorver o máximo de o que estamos a viver no momento e esquecer tudo o que deixamos para trás faz pensar no que é verdadeiramente importante.

5º Conhecer novas realidades e novas culturas

Só crescemos e conhecemos o mundo na sua essência quando atrevemo-nos a sair da nossa bolha. O mundo é tão grande, existe tanto para aprender, ver e viver…vamos nos privar disso porque falta de companhia, quando temos em nós tudo o que precisamos?

Viajar sozinho é algo que todos pelo menos uma vez na vida devíamos experiênciar. É certo que existem riscos e cuidados necessários ( falaremos disso no próximo post).

E vocês? Já viajaram sozinhos? Partilhem nos comentários as vossas experiências e opiniões sobre este tema!