#serBlogger: Como Conquistar seguidores para o Blog

Como já foi dito ao longo dos últimos post da saga #serBlogger é preciso muita dedicação e gosto pelo que se faz ( como em tudo na vida!) mas, também é certo que existem algumas estratégias e dicas que devemos seguir para conseguir chegar aos seguidores e fidelizá-los. Vamos lá?

Com tantos blogs que existem e com a era digital a ser cada vez mais comandada pelos vídeos, o que é preciso ter para não ser mais um? Conteúdo de Qualidade e Criatividade.

Dá trabalho? Dá. Traz Resultados? Traz.

A criatividade e a qualidade no que se escreve é o que vai fazer um blog crescer. Para isso temos de escrever sobre o que gostamos e o que conhecemos ( e assim trazer algo novo para a blogosfera). Não podemos nem devemos ir com a maré…devemos criar o nosso próprio caminho e ritmo. Lembrem-se que isto não é uma competição.

Existem nichos de mercado que são mais fáceis de trabalhar mas também aí o mercado e a oferta já está muito saturada. O número de seguidores não é o mais importante. O importante é aproximar-se de quem o segue e trabalhar para eles e com eles.

Invente. Crie. Tente. Se não der resultado ajuste a estratégia e volta a tentar.

Outro aspeto importante é conhecer quem são os “nossos” seguidores. Seja 1, 10, 100 ou 1000. Neste ponto é importante analisar os resultados blog: perceber quais os posts mais visitados, quais receberam mais likes, comentários e a partir daí escrever  ao gosto do leitor. Com isto não estou a dizer que devemos perder a nossa identidade. Mas se escrevemos sobre um tema que teve uma boa reação pelos seguidores então é importante começar a estudar qual o padrão de temas que o “meu” público gosta e quer ler.

Isto não é agradar. É fidelizar.

Já falado noutros posts é importante encontrar o nicho de mercado em que queremos atuar. Não podemos agradar a todos. Vai sempre haver pessoas que vão gostar e seguir, outras vão gostar mas não vão seguir, outras não vão gostar e ainda há os que não gostam mas seguem só para criticar. Esta é a realidade.

Por isso temos que escolher o nicho que queremos trabalhar e em qual nos podemos enquadrar. O fato de definir os temas do blog logo de inicio vai ajudar a que seja uma referência nesse mercado. Nota: não vos estou a dizer para escreverem apenas sobre um assunto…vejam que no Simply Life abordamos vários temas, mas temos definido páginas e categorias para ser de mais fácil consulta.

Se não formos claros e objetivos…alguém o irá ser.

E para terminar, interagir. Nós bloggers escrevemos para pessoas. Pessoas que se possam identificar com o que escrevemos e com quem somos. E o que os seres humanos fazem? Interagem.

Os blogs aproximam o leitor. Podemos ter muitos visitantes mas se não interagirmos com eles nunca serão seguidores.

 

_______________________________________

 

Espero que tenham gostado deste post. Os posts com dicas e conselhos para quem está a começar um blog, ou preciso de ajuda para crescer voltaram!

Após ter recebido os comentários da Camille Siray decidi continuar com o #serBlogger. Passem pelo blog dela 😉

 

Já leram os outros posts?

Quanto Custa Ser Blogger | Custos Básicos

#SerBlogger: Como Saber Se Quero Ser Blogger

#SerBlogger: Como Começar Um Blog

#SerBlogger: Expectativas de Iniciante

#SerBlogger: Criar Uma Identidade

 

 

 

Andreia Azevedo

Andreia é licenciada em Turismo com especialização em Marketing Digital. Adora viajar, comunicar, escrever e criar. O Simply Life nasceu no final de 2015, do seu desejo de criar uma comunidade de partilha dos mesmos interesses.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s