#serBlogger: Como Conquistar seguidores para o Blog

Como já foi dito ao longo dos últimos post da saga #serBlogger é preciso muita dedicação e gosto pelo que se faz ( como em tudo na vida!) mas, também é certo que existem algumas estratégias e dicas que devemos seguir para conseguir chegar aos seguidores e fidelizá-los. Vamos lá?

Com tantos blogs que existem e com a era digital a ser cada vez mais comandada pelos vídeos, o que é preciso ter para não ser mais um? Conteúdo de Qualidade e Criatividade.

Dá trabalho? Dá. Traz Resultados? Traz.

A criatividade e a qualidade no que se escreve é o que vai fazer um blog crescer. Para isso temos de escrever sobre o que gostamos e o que conhecemos ( e assim trazer algo novo para a blogosfera). Não podemos nem devemos ir com a maré…devemos criar o nosso próprio caminho e ritmo. Lembrem-se que isto não é uma competição.

Existem nichos de mercado que são mais fáceis de trabalhar mas também aí o mercado e a oferta já está muito saturada. O número de seguidores não é o mais importante. O importante é aproximar-se de quem o segue e trabalhar para eles e com eles.

Invente. Crie. Tente. Se não der resultado ajuste a estratégia e volta a tentar.

Outro aspeto importante é conhecer quem são os “nossos” seguidores. Seja 1, 10, 100 ou 1000. Neste ponto é importante analisar os resultados blog: perceber quais os posts mais visitados, quais receberam mais likes, comentários e a partir daí escrever  ao gosto do leitor. Com isto não estou a dizer que devemos perder a nossa identidade. Mas se escrevemos sobre um tema que teve uma boa reação pelos seguidores então é importante começar a estudar qual o padrão de temas que o “meu” público gosta e quer ler.

Isto não é agradar. É fidelizar.

Já falado noutros posts é importante encontrar o nicho de mercado em que queremos atuar. Não podemos agradar a todos. Vai sempre haver pessoas que vão gostar e seguir, outras vão gostar mas não vão seguir, outras não vão gostar e ainda há os que não gostam mas seguem só para criticar. Esta é a realidade.

Por isso temos que escolher o nicho que queremos trabalhar e em qual nos podemos enquadrar. O fato de definir os temas do blog logo de inicio vai ajudar a que seja uma referência nesse mercado. Nota: não vos estou a dizer para escreverem apenas sobre um assunto…vejam que no Simply Life abordamos vários temas, mas temos definido páginas e categorias para ser de mais fácil consulta.

Se não formos claros e objetivos…alguém o irá ser.

E para terminar, interagir. Nós bloggers escrevemos para pessoas. Pessoas que se possam identificar com o que escrevemos e com quem somos. E o que os seres humanos fazem? Interagem.

Os blogs aproximam o leitor. Podemos ter muitos visitantes mas se não interagirmos com eles nunca serão seguidores.

 

_______________________________________

 

Espero que tenham gostado deste post. Os posts com dicas e conselhos para quem está a começar um blog, ou preciso de ajuda para crescer voltaram!

Após ter recebido os comentários da Camille Siray decidi continuar com o #serBlogger. Passem pelo blog dela 😉

 

Já leram os outros posts?

Quanto Custa Ser Blogger | Custos Básicos

#SerBlogger: Como Saber Se Quero Ser Blogger

#SerBlogger: Como Começar Um Blog

#SerBlogger: Expectativas de Iniciante

#SerBlogger: Criar Uma Identidade