Hotelaria: 5 Dúvidas recorrentes ao Gerir as Redes Sociais

Gerir Redes Sociais e comunicar com os clientes vai muito além do que disponibilizar publicações aleatórias e responder a comentários positivos.

Selecionei 5 das perguntas/dúvidas que mais se repetem na gestão das redes sociais e na comunicação com o público!

1º “Quantas publicações devo fazer por semana?”

Esta pergunta é muito recorrente e por isso acho importante começar por aqui.

Na verdade não existe um número mágico nem um número certo…o número de publicações semanais vai depender do feedback que obter dos seus seguidores e também de eventos a decorrer nessa semana que possam influenciar o seu negócio e mereçam destaque.

Contudo posso adiantar, com base em estudos feitos, que duas a três publicações semanais será o ideal.

Para além do número de publicações, deve ter em consideração os relatórios estatísticos sobre períodos diários nos quais recebe mais visitas e horário em que o seu público-alvo está online.

2º “Devo responder a comentários de clientes nas minhas redes sociais e noutros locais como o Tripadvisor ou a Booking?”

É de extrema importância responder a todos os comentários que fazem sobre o seu negócio quer sejam positivos ou negativos. Deve sempre agradecer o tempo que o seu cliente despendeu a escrever sobre si e o seu negócio e em casos negativos, deve responder de forma educada ( nunca entrar em guerra ou ser menos cordial) e partilhar o seu ponto de vista da situação reportada.

3º “Devo partilhar comentários ou publicações dos hóspedes sobre mim?”

O respondido na pergunta anterior enquadra-se como resposta para esta também! Melhor do que falar sobre o seu negócio é partilhar o que os hóspedes/ clientes dizem e publicam sobre o mesmo. Está comprovado que quando um cliente procura um hotel ele vai verificar o que outros clientes escreveram sobre a experiência vivida, e isso irá influenciar a sua escolha. Portanto partilhe e agradeça as publicações, escritas ou em imagem, dos seus hóspedes.

4º “Quando está a chegar uma época festiva, devo criar uma campanha ou promoção com quanto tempo de antecedência?”

O planeamento das campanhas e promoções deve ser delineado e estruturado logo no inicio do ano e a pensar em todo o ano. Dessa forma a organização de todo o processo de divulgação estará facilitado.

Pelo menos com um mês de antecedência em relação à realização de um evento de relevo, é boa prática iniciar a divulgação e a promoção da campanha correspondente.

Claro que cada campanha tem o seu propósito e isso não pode ser esquecido no momento de planeamento: quer aumentar visitas ao site? Quer aumentar as vendas?…

5º “Como e onde devo promover uma campanha?”

Existem diversas formas de o fazer! Tudo depende de onde o seu público-alvo se encontra, ficam aqui algumas dicas:

  • #redessociais : facebook, instagram, twitter e linkedin;
  • Crie a campanha no seu site e no seu motor de reservas;
  • Informe de forma mais pessoal os seus clientes habituais;
  • Crie anúncios pagos no Google Ads e/ou Facebook.

 

——————————————————————————————————————————

Nota: Estes são artigos produzidos para o LinkedIn. Podem me seguir através do link https://www.linkedin.com/in/a-azevedo/