Marketing de Conteúdo: Como criar conteúdo para o público certo

Este artigo não é sobre como angariar novos clientes. Este artigo é muito mais do que isso. Vamos falar de como cativar e fidelizar o público-alvo. Criar conteúdo de qualidade e focado nas necessidades do público que queremos atingir não é tarefa fácil.

Exige trabalho, dedicação, tempo, gosto pelo que se faz e perseverança. Nenhum sucesso, seja online ou offline, chega do dia para a noite.

Acho que até aqui não estou a dar nenhuma novidade. E para que não se vão embora antes do post acabar, vamos lá ao que interessa. Vamos falar de dicas para atingir-se sucesso com o Marketing de Conteúdos.

Marketing de Conteúdo é uma forma menos invasiva de chegar ao cliente. É entregar valor, entender e captar as suas necessidades mesmo antes dele saber que as tem.

Mais importante do que estar online, a meu ver, é saber como estar online. Saber como comunicar, conhecer os clientes, saber como agir nas diferentes plataformas digitais…tudo é construído e caminho para o sucesso.

Então vamos lá dar 3 dicas de como trabalhar o Marketing de Conteúdos para aumentar a rede de seguidores e aumentar as leads ( que é o que todo o negocio precisa, certo?).

1. Conhecer o público para quem escreve

Este é o primeiro passo do planeamento de uma estratégia, seja de que negócio for. Se tem uma adega e vende vinho, naturalmente não vai escrever para pessoas com menos de 18 anos…

O pensamento é: Quem é o meu público-alvo? Quem é o meu cliente? O que procuram? Como agem ?

A isto chamamos de identificar as personas que vão corresponder aos clientes para quem vamos escrever, e este processo fará a diferença no momento da escrita.

2. Criar conteúdo com relevância

Ninguém quer ler artigos de outra pessoa, senão ia diretamente às redes dessa pessoa. Pode não ser um expert na matéria, mas pesquise tente informar-se e escreva sobre o que acha que pode influenciar o seu cliente. O certo a fazer é tentar não pensar como vendedor mas sim como cliente. O que procura enquanto cliente? O que o atrai como cliente?

3. Saber interagir com o público-alvo

Torna-se ineficaz captar o público e criar conteúdo de qualidade que o faça visitar o seu site ou as redes sociais se não souber como relacionar-se com ele. O objetivo aqui é gerar leads…logo é necessário saber “chegar” aos clientes que já deram o primeiro passo.

Pense nisto como o inicio de um relacionamento. O seu par ( o cliente) já deu o primeiro passo em procurar mais sobre si e colocar gosto naquela foto, agora cabe a si dar o segundo passo e “meter” conversa. Mas precisa saber como comunicar porque se for agressivo na abordagem o seu “possível par” saí da conversa e vai ao “Tinder” procurar outro match!

Podia escrever aqui dezenas de dicas, como vejo espalhadas pela Internet de como criar Marketing de Conteúdo para ter sucesso…mas se não trabalhar estas 3, que são as primeiras e mais importantes, não adianta deixar mais dicas.

—————————————————————————————————————————————–

Nota: Estes são artigos produzidos para o LinkedIn. Podem me seguir através do link https://www.linkedin.com/in/a-azevedo/