10 Dicas para te tornares mais Produtivo

A pressão por fazer mais e melhor pode ser um grande inimigo para a produtividade e sucesso, quer a nível profissional quer pessoal.

Hoje trago-vos dicas úteis para serem mais produtivos nas vossas tarefas e assim melhorar a vossa saúde mental e melhorar a vossa vida pessoal!

Nota: trago-vos dicas verdadeiras…não para vos “vender” uma ilusão de vida perfeita em que tudo irá correr sempre bem. Não. Isso não existe. Vão ter dias que só vos vai apetecer ficar na cama o dia todo e dias em que se vão achar pouco úteis…mas também vão haver dias em que tudo vai valer a pena e o esforço será recompensado.

Por isso, vamos lá ao que interessa!

 

1º Afastar as Distrações

Esta é uma das medidas mais importantes. Quando estiverem a produzir conteúdo ou a fazer outra tarefa que exija atenção e dedicação, a melhor opção é afastar qualquer distração: telemóvel, desligar a tv, evitar qualquer tipo de ruído que possa bloquear os pensamentos.

2º Planear a Semana e Definir Tarefas – Prioridades

Esta é talvez das mais difíceis. Já aconteceu a toda a gente planear tarefas e depois aparecem outras e mais outras e o planeamento feito ir todo por água a baixo.

Mas o certo é que planear, nem que seja por tópicos, e acima de tudo definir prioridades vai  diminuir o risco de se esquecerem de algo importante. E mesmo que não tenham tempo para a executar de imediato, certamente os apontamentos vão ajudar a recordar mais tarde tarefa por finalizar.

3º Desligar das Tarefas e Obrigações

Eu sei, esta parece ir totalmente de desacordo com o que foi dito anteriormente. Mas sim. Às vezes esforçamos tanto para fazer uma tarefa que bloqueamos. O ideal é parar. Ler um livro, tomar um banho, sair…pois quando voltarmos as ideias já estarão mais frescas. E por vezes as respostas estão onde menos esperamos.

4º Encontrar uma Motivação

Fazer algo por obrigação pode trazer uma infelicidade e um desgaste psicológico que a longo prazo pode causar problemas de saúde graves. Nem sempre somos felizes em tudo o que fazemos e em todo o trabalho vamos ter dias melhores que outros. Mas em qualquer altura do dia procure algo que o motiva a trabalhar e a ser melhor. Comece um projeto pessoal, procure um novo emprego, procure fazer algo que gosta no seu trabalho. Encontrar a motivação é talvez o mais difícil, mas é também o que lhe vai trazer mais felicidade.

5º Beber Água

Esta é uma das dicas que mais resulta comigo. Quando bebo água durante o trabalho, quer laboral quer como criadora de conteúdo, o meu dia rende muito mais. Estou muito mais atenta, mais focada e menos rabugenta.

Para nem falar da importância da hidratação.

6º Apostar na Formação

Com a rotina do dia-a-dia ás vezes sentimo-nos menos úteis ou menos capazes. Não deixe que isso afete a sua auto-estima e faça algo por si. Aposte na formação e na educação. Nunca ninguém é inteligente, culto ou sabedor a mais ou a menos.

7º Não criar demasiadas Expectativas

Na maioria das vezes, somos o nosso pior inimigo. Criar expectativas pode desencadear uma série de sentimentos negativos e uma frustração que irá afetar o desempenho e progresso na carreira. Ter os pés assentes, saber o que se é capaz de fazer e ir fazendo ao nosso tempo é o ponto de equilibro perfeito.

Uma empresa pode precisar muito de nós e gostar muito do nosso trabalho, mas ninguém vai dar o valor pelo trabalho como nós o deve dar e acreditar em nós próprios. Pensar sempre no EU primeiro e no MEU bem-estar é meio caminho para se comunicar e trabalhar em grupo de forma mais produtiva e colaborativa.

8º Delegar Tarefas

Trabalhar em grupo não é para todos. Perdão: saber trabalhar em grupo não é para todos. Não é porque se fazem mais tarefas ou se parece mais ocupado que se é melhor ou mais produtivo que outra pessoa. Delegar tarefas é confiar nos colegas de trabalho e uma forma de em grupo, em equipa, chegar mais longe.

9º Manter o local de trabalho Limpo e Organizado

A organização é muito importante para se manter o foco e não perder tempo à procura de um lápis ou daquela folha onde escrevemos os nossos apontamentos.

Afastar qualquer “ruído” que prejudique a concentração é importante e essencial.

10 º Fazer atividades ao Ar Livre ou Algo que se Goste

Não precisamos de fazer algo completamente radical, mas não podemos deixar de fazer o que gostamos por causa de trabalho. O tempo que gastamos connosco vai ser útil com toda a certeza, principalmente para manter um equilíbrio saudável entre a sua vida profissional e pessoal.

Estas são dicas básicas que todos conhecemos mas por vezes esquecemo-nos delas. Que tal as colocarmos nos nossos apontamentos?