Artigo de Opinião: Tatuagens e Piercings na Hotelaria: Sim ou Não?

Existe um certo padrão e estereotipo no que diz respeito a funcionários da hotelaria…desde a receção até ao bar/restaurante. E tatuagens e piercing visíveis não são bem aceites para este sector de linha da frente de um hotel.

Posto isto, não seria necessário escrever com todas as letras que existe preconceito e discriminação no processo de recrutamento. É quase certo que quem tem tatuagens ou piercings visíveis pode não se enquadrar no perfil que o hotel procura. Claro que tudo varia de hotel para hotel, mas neste caso falo de hotéis de 3, 4 e 5 estrelas. Estas categorias primam pela excelência na apresentação dos seus funcionários… e com isso não estamos só a falar de tatuagens e piercings mas também podemos juntar aqui a barba, cabelo, unhas, maquilhagem, idade..um conjunto de características que os recrutadores acreditam fazer a diferença.

Se estamos a falar de um hostel, por exemplo, talvez não seja fator de eliminação, pois é aceite um ar mais descontraído também influenciado pelo tipo de publico-alvo e preços praticados.

Na minha opinião, e falando de tatuagens e piercings devo dizer que percebo e concordo que este seja um fator de eliminação durante o processo seletivo. Não vamos ser hipócritas: todos nós reparamos na pessoa que nos atende, quer seja no café, quer seja no supermercado, e no hotel o mesmo acontece…e alguém com um ar mais “limpo” passa uma imagem de confiança diferente de alguém com tatuagens e piercings visíveis. Não quer dizer que seja melhor ou pior funcionário. Mas a realidade é esta! A aparência conta e vai contar sempre.

Nota: quando falo de tatuagens e piercings visíveis, estou a falar de tatuagens braços, pescoço, mãos ou rosto e piercings nas sobrancelhas, nariz, lábios… Existem tatuagens que podem ser escondidas: se têm uma tatuagem no pulso podem colocar um relógio; se estão numa receção, estarão de camisa logo tatuagem no braço quer seja grande ou pequena não será problema.

A opinião sobre ter tatuagens ou piercings visíveis  no trabalho nunca será consensual, mas é certo que nem todos os empregos e posições têm as mesmas exigências logo devem ter isso em conta no momento de fazer ou uma tatuagem ou um piercing.

Pensem no mundo corporativo que querem entrar, pensem no tamanho e local onde querem fazer a tatuagem ou piercing, como em tudo existem prós e contras mas não deixem que uma decisão do momento influencie o vosso futuro.