Uma das coisas boas que as companhias aéreas lowcost trouxeram foi a possibilidade de num dia ser possível viajar e ir conhecer outros sítios e outras cidades.
E foi exatamente isso que aconteceu, no passado dia 11 de Março, entrei no primeiro voo da Ryanair com destino a Lisboa e voltei no último voo do mesmo dia. E para quem se está a questionar: Sim. É possível num dia conhecer uma nova cidade, pelo menos o centro histórico da dita cuja!
Hoje partilho aqui convosco o itinerário que escolhi e o que vi para que vos possa ajudar se estiverem a pensar visitar a capital de Portugal.
Aqui não vão encontrar um itinerário com horas que precisei para cada sitio que visitei pois esta viagem não era uma corrida para conhecer o máximo de sítios, mas sim para descansar e aproveitar o que fosso possível de ver.
Pela manhã
- Tomar o pequeno-almoço em Lisboa – o local escolhido foi o hotel Star Inn, junto ao aeroporto;
- Ida de metro até ao centro da cidade. Fomos do aeroporto (linha vermelha) e depois trocamos de linha, para a linha verde, e paragem mais central é a Baixa-Chiado; Para aqui podem fazer o transbordo ou para a linha verde ou para a linha azul.
- Visita aos Armazéns do Chiado;
- Subida ao elevador da Justa (atenção que há sempre fila);
- Passeio pela Rua Augusta;
- Ida até ao Terreiro do Paço ou Praça do Comércio;
- Subida para o Miradouro de Santa Luzia e Castelo de São Jorge;
- Descida desde o Castelo pelo Elevador do Castelo ( gratuito);
- Paragem para Almoço.
Pela tarde
- Visita ao LX Factory, podem ir de elétrico, sentido Belém ou de autocarro 732 também em direção a Belém. No autocarro devem descer na paragem Alcântara.;Atenção que os autocarros não indicam o nome das paragens que estão a chegar, portanto é preciso pedir ajuda ou ao motorista ou a algum passageiro que seja da cidade.
- Passeio de kart junto ao Tejo até ao Padrão dos Descobrimentos. O kart tem um custo dependendo de o que escolhem, se de dois lugares ou de quarto, e se escolhem 30 minutos ou 1 hora. Também podem alugar bicicletas se preferirem; Uma coisa que reparei é que por toda a cidade encontram trotinetes elétricas que podem andar mediante custo.
- Voltando para o centro podem comer um gelado numa das muitas gelatarias que encontram junto à Rua Augusta, ou no Santini ou no Amorino, entre outras;
- No final do dia, por volta das 17h30, foi hora de voltar ao metro e ir em direção ao Aeroporto ( transbordo necessário mais uma vez).
Os custos dos transportes públicos, quer do metro quer do autocarro, rondam os 2€ por viagem ( o metro vai sempre depender das linhas que tiverem que andar).
Descobri à chegada ao aeroporto para ir embora, que lá podem apanhar um autocarro que faz o percurso direto desde o aeroporto até ao centro da cidade. Funciona como Hop On Hop Off e os preços começam nos 4€ por pessoa ( existe um desconto por pessoa no caso de grupos de mais de 4 pessoas).
Uma resposta para “Um Dia em Lisboa: O que Visitar”