Opinião A Artigo: “Turismo Ganha Jovens à Construção Civil por ser “Fixe”

Esta noticia foi replicada em vários meios de comunicação e como hoteleira, licenciada em Turismo, conhecendo o meio como conheço, deixou-me incomodada e triste por perceber como os jovens vêm o Turismo e a Hotelaria.

“TURISMO GANHA JOVENS À CONSTRUÇÃO CIVIL POR SER “FIXE” E VALORIZADOR”

Acho que se é realmente esta a ideia dos jovens, algo deve ser feito…é preciso acordar jovens para a realidade e prepará-los para um mercado competitivo e exigente.

Fico com a ideia, após ler o artigo, que os jovens vão para Turismo e Hotelaria, porque é fixe e porque é fácil arranjar emprego. O escape à construção civil, que como quem diz: “se não queres estudar vais trabalhar para as obras”. Ou seja, o que concluí é que os jovens que não querem estudar vão para Turismo e Hotelaria. Serei a única a pensar que é isto que está escrito neste artigo?

“Em contraponto, para os jovens, há o turismo e a restauração, que “oferecem hoje salários equivalentes, com uma valorização social diferente e que, apesar de ser também um trabalho duro e tendencialmente precário, está num ambiente cosmopolita”, afirmou o sociólo e professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, João Teixeira Lopes.

Desde quando Turismo e Hotelaria não necessitam de estudo? É por isso que vemos profissionais que não sabem como se comportar, como agir e acima de tudo, jovens que não percebem os seus direitos e que não trabalham para subir na carreira. Contentam-se com a exploração tão conhecida do mundo da Hotelaria, porque ” não estudaram”…como assim?

Acredito que os jovens que vão para o Turismo e Hotelaria ( incluindo aqui a restauração), que vão pelas razões acima mencionadas, não serão profissionais competentes nem felizes no seu trabalho, porque no fundo não vão por vocação mas por facilitismo. Acho que não é de todo a imagem que deve ser passada, e algo precisa ser feito…mentes necessitam ser mudadas!

Informações Importantes:

A noticia está em vários sites e pontos de comunicação ( entre sites ligados ao Turismo e à Hotelaria). Pode ler a noticia na integra aqui.

Andreia Azevedo

Andreia é licenciada em Turismo com especialização em Marketing Digital. Adora viajar, comunicar, escrever e criar. O Simply Life nasceu no final de 2015, do seu desejo de criar uma comunidade de partilha dos mesmos interesses.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s