Opinião A Artigo: “Turismo Ganha Jovens à Construção Civil por ser “Fixe”

Esta noticia foi replicada em vários meios de comunicação e como hoteleira, licenciada em Turismo, conhecendo o meio como conheço, deixou-me incomodada e triste por perceber como os jovens vêm o Turismo e a Hotelaria.

“TURISMO GANHA JOVENS À CONSTRUÇÃO CIVIL POR SER “FIXE” E VALORIZADOR”

Acho que se é realmente esta a ideia dos jovens, algo deve ser feito…é preciso acordar jovens para a realidade e prepará-los para um mercado competitivo e exigente.

Fico com a ideia, após ler o artigo, que os jovens vão para Turismo e Hotelaria, porque é fixe e porque é fácil arranjar emprego. O escape à construção civil, que como quem diz: “se não queres estudar vais trabalhar para as obras”. Ou seja, o que concluí é que os jovens que não querem estudar vão para Turismo e Hotelaria. Serei a única a pensar que é isto que está escrito neste artigo?

“Em contraponto, para os jovens, há o turismo e a restauração, que “oferecem hoje salários equivalentes, com uma valorização social diferente e que, apesar de ser também um trabalho duro e tendencialmente precário, está num ambiente cosmopolita”, afirmou o sociólo e professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, João Teixeira Lopes.

Desde quando Turismo e Hotelaria não necessitam de estudo? É por isso que vemos profissionais que não sabem como se comportar, como agir e acima de tudo, jovens que não percebem os seus direitos e que não trabalham para subir na carreira. Contentam-se com a exploração tão conhecida do mundo da Hotelaria, porque ” não estudaram”…como assim?

Acredito que os jovens que vão para o Turismo e Hotelaria ( incluindo aqui a restauração), que vão pelas razões acima mencionadas, não serão profissionais competentes nem felizes no seu trabalho, porque no fundo não vão por vocação mas por facilitismo. Acho que não é de todo a imagem que deve ser passada, e algo precisa ser feito…mentes necessitam ser mudadas!

Informações Importantes:

A noticia está em vários sites e pontos de comunicação ( entre sites ligados ao Turismo e à Hotelaria). Pode ler a noticia na integra aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s