#SerBlogger: Como Começar Um Blog

Depois do #SerBlogger: Como Saber Se Quero Ser Blogger, vamos avançar para o passo seguinte: Começar Um Blog!

Neste passo, já respondemos àquelas perguntas inicias e estamos certos que queremos criar um blog e do que vamos escrever e para quem. Vamos então às próximas questões/ dúvidas que teremos de responder.

1º Que nome vou dar ao blog?

O nome que damos ao blog é muito importante pois vai-nos acompanhar para sempre ( ok, podem mudar o nome a qualquer momento mas isso implica perdas e até custos). A escolha do nome tem de ser muito ponderada e pensada…têm de perceber o que o blog é para vocês, o que querem transmitir e levar a vossa criatividade ao limite. Às vezes o nome pode surgir sem pensar, e se fizer sentido para vocês, porque não? Não há muita ciência neste campo, trata-se apenas de gosto e visão.

Já li em vários sites conselhos, e concordo com eles, que o nome não se deve restringir a uma etapa da nossa vida, porque depois essa etapa passa e o que escrevemos pode ter mudado e assim nome pode já não fazer sentido…é importante ter a mente aberta e pensar a longo prazo ( porque se estão a ler este post é porque estão certos que querem ser blogger).

2º Onde vou criar o blog?

Depois do nome escolhido, temos de escolher onde vamos criar o nosso blog e perceber se o nome está disponível para ser usado ( sim, depois de horas ou até dias a pensar em um nome, ele pode não estar disponível).

Aqui no Simply Life, vão encontrar um post sobre os custos básicos de ser blogger que também fala sobre plataformas para criar blogs e seus planos.

As mais conhecidas e com planos gratuitos em Portugal são: Sapo, WordPress e Blogspot.

Nestas plataformas encontram planos gratuitos em que não precisam de comprar domínio próprio nem pagar o fato de estarem alojados nessas plataformas.

3º Devo investir em um domínio próprio logo no inicio?

No post Quanto Custa Ser Blogger| Custos Básicos, eu partilho a minha experiência e o que optei por fazer quando criei um blog.

Tudo parte da vontade de cada um e do poder para investir que tiverem, no entanto, e repito que na minha opinião, quando se cria um blog deve-se optar por um domínio gratuito. E porque? Porque estamos a começar, não sabemos se vamos nos sentir incentivados a escrever e a levar o blog ” a sério”, portanto, numa fase inicial e até se ter feedback eu aconselho a que não comprem um domínio. É certo que isso acarreta um risco…o risco de o domínio que querem não estar disponível quando o quiserem comprar, sim existe esse risco!

4º Se escolher um domínio gratuito e mais tarde comprar um, os meus seguidores vão me encontrar?

Quando, no final de 2 anos decidi comprar um domínio, tive essa dúvida. O meu domínio era aboutsimplylife.wordpress.com e tinha a dúvida se ao mudar de domínio, os meus seguidores me iriam encontrar ou se ” iria ter que começar tudo de novo”.

Em relação a este ponto, podem estar tranquilos…eu passei de aboutsimplylife.wordpress.com para aboutsimplylife.com e na prática continuou tudo igual, os seguidores que procuravam pelo domínio antigo eram automaticamente redirecionados para o novo domínio ( que também o adquiri através do wordpress).

5º Qual o layout/ apresentação quero que ele tenha?

Mais uma vez parte do gosto de cada um, mas devem sempre pensar na ótica do utilizador. Quer tenham escolhido um plano gratuito ou um plano a pagar, vão ter imensos layout’s à vossa disposição, e é normal no inicio querem experimentar e mudar até chegarem aquele que vos define ( a vocês enquanto bloggers e ao vosso blog).

Essas alterações todas devem ser feitas numa fase inicial em que ainda não têm um público que vos segue, porque mais tarde devem evitar essas mudanças. Ao escolher um layout, um tema, devem ficar com ele para que os vossos seguidores através daquela apresentação vos reconheça e saiba como procurar no blog. Caso andem sempre a mudar, correm o risco de os vossos seguidores se cansarem e deixarem de visitar o blog.

A apresentação do blog deve seguir alguns parâmetros que faça a diferença para quem vos visita: ser simples, de rápida e fácil procura, ter os temas abordados separados por páginas, não haver ruído visual que disperse a atenção do vosso visitante nem retire a essência do blog.

Daqui partimos juntos para o próximo passo na saga de Ser Blogger.

Próximo Post:

#SerBlogger: Como Dar A Conhecer O Meu Blog

 

📫 Estás a começar um blog? Tens um blog e estás com dúvidas de como o fazer crescer?  Para qualquer dúvida ou questão que tenham, podem me enviar um email  através do email: aboutsimplylife@hotmail.com ou via Skype: aboutsimplylife.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s