Dar Ou Não Gorjeta? Opção Ou Obrigação?

Muitas pessoas acham que não se deve dar gorjetas porque quem nos está a “servir” já recebe o ordenado para isso portanto está apenas a “fazer o seu trabalho”…outros defendem que se deve dar gorjeta como forma de agradecimento pelo bom “serviço prestado” e como forma de mostrar que aquele serviço foi feito de forma exemplar…

Em Portugal não é obrigatório “deixar gorjeta” mas existem países em que é. No talão do pagamento vem mesmo um extra que é gorjeta e no valor que está lá estipulado, portanto nem há como não dar gorjeta. Outros países consideram um insulto deixar gorjetas.

Fiquem aqui com uma ideia sobre dar ou não dar gorjetas nos mais diversos países.

Portugal e Na Maioria dos Países Europeus

Como já falado, aqui ( e em quase todos os países europeus) não é obrigatório deixar gorjeta, mas por delicadeza e por compreensão do trabalho que é feito é normal deixar-se uma gorjeta quando somos bem atendidos e apreciamos o serviço.

Reino Unido, Suécia, Dinamarca, Estados Unidos e Brasil

Nestes países por norma a gorjeta vêm incluída na fatura a pagar, não dando muita manobra para o cliente decidir se quer ou não deixar gorjeta.

Turquia

Aqui a gorjeta em dinheiro não é muito bem aceite. Mas se quiser deixar como forma de agradecimento uma lembrança ou até mesmo um cigarro eles irão apreciar.

China e Japão

Nestes países a gorjeta não é bem aceite, portanto o melhor é apenas dar uma palavra de agradecimento pelo serviço e nada mais.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s