Muitas pessoas acham que não se deve dar gorjetas porque quem nos está a “servir” já recebe o ordenado para isso portanto está apenas a “fazer o seu trabalho”…outros defendem que se deve dar gorjeta como forma de agradecimento pelo bom “serviço prestado” e como forma de mostrar que aquele serviço foi feito de forma exemplar…
Em Portugal não é obrigatório “deixar gorjeta” mas existem países em que é. No talão do pagamento vem mesmo um extra que é gorjeta e no valor que está lá estipulado, portanto nem há como não dar gorjeta. Outros países consideram um insulto deixar gorjetas.
Fiquem aqui com uma ideia sobre dar ou não dar gorjetas nos mais diversos países.
Portugal e Na Maioria dos Países Europeus
Como já falado, aqui ( e em quase todos os países europeus) não é obrigatório deixar gorjeta, mas por delicadeza e por compreensão do trabalho que é feito é normal deixar-se uma gorjeta quando somos bem atendidos e apreciamos o serviço.
Reino Unido, Suécia, Dinamarca, Estados Unidos e Brasil
Nestes países por norma a gorjeta vêm incluída na fatura a pagar, não dando muita manobra para o cliente decidir se quer ou não deixar gorjeta.
Turquia
Aqui a gorjeta em dinheiro não é muito bem aceite. Mas se quiser deixar como forma de agradecimento uma lembrança ou até mesmo um cigarro eles irão apreciar.
China e Japão
Nestes países a gorjeta não é bem aceite, portanto o melhor é apenas dar uma palavra de agradecimento pelo serviço e nada mais.