Fiquem A Conhecer O Blog Casa De Doda

É com enorme carinho e entusiasmo que partilho com todos esta entrevista feita à Márcia do blog Casa de Doda.

As perguntas que lhe queria fazer atravessaram o oceano e chegaram muito frescas. Gostei da leveza nas palavras e a clareza de quem sabe o caminho que está a seguir e a trabalhar para chegar ainda mais longe.

Não tenho mesmo palavras para vos descrever como me sinto bem ao partilhar este post. Para quem tem um blog recente, como o caso do Simply Life, estas respostas dadas pela Márcia podem ser muito importantes e servir de exemplo ( para mim serviram).

Com mais de mil seguidores, apresento-vos o Casa de Doda e a entrevista feita à Márcia.

1º – Para quem não conhece o Casa de Doda, como o descreve?

Em primeiro lugar eu quero agradecer o convite do AboutSimplyLife para essa entrevista. É uma honra participar e poder contar do Casa de Doda para nossos irmãos Portugueses. Espero que gostem da nossa história e venham nos visitar!

O blog, criado em 2012, surgiu como uma necessidade de falar sobre o que eu via em minhas andanças. E assim mostrar aos outros, quantos lugares lindos existem por esse Brasil e pelo mundo, que valem a visita. Com o tempo o Casa foi sendo aperfeiçoado. Mudou de layout, de plataforma de hospedagem, mudou a identidade visual, tudo para deixá-lo ainda mais agradável ao nosso leitor. Eu também fui procurando melhorar as fotos e os textos. O que não mudou foi a forma de me dirigir aos leitores, sempre levando conteúdo produzido com carinho e seriedade, com informações e dicas, para que o leitor possa planejar seus roteiros com segurança, encontrando no blog tudo o que precisa sobre hospedagem, pontos turísticos, gastronomia, transporte e compras.  O blog também ganhou as Redes Sociais através de uma Fanpage e de perfis no Instagram, Twitter, Google+, Linkedin, Pinterest e Snpachat. Ele se transformou em um cidadão do mundo e seu círculo de novos amigos só faz aumentar, o que eu considero ser a parte mais legal dessa jornada. Afinal, um blog é movido por seus leitores, são eles que nos ajudam a crescer e evoluir. Ciente de que mais e mais pessoas procuram dicas e informações sobre viagens pela Internet através de blogs, O Casa de Doda se preocupa em oferecer conteúdo de qualidade, sempre seguindo as diretrizes éticas do mercado. O blog é membro da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem.

2º – Acho interessante a escolha do nome, podes nos explicar a razão para Casa de Doda?

É um apelido de família que eu adoro. Daí, depois de pensar um pouco, incorporei o Casa e nasceu o Casa de Doda!! Afinal, nada melhor do que a nossa casa para nos sentirmos bem, não é mesmo? Onde posso dar aquela paradinha para recarregar as energias, organizar o roteiro dos próximos destinos e escrever aos leitores, compartilhando as descobertas que fiz.

Ah e para esclarecer, o Doda não leva acento, mas se pronuncia com “o” fechado: Dôda!!

E como fazer o link do apelido com as viagens? Através da nossa assinatura institucional, que é: O Casa de Doda fala de viagens, lugares, andanças!

3º – Fala-nos um pouco de ti, quem é a Márcia?

Sou a Márcia Silveira Pessoa, gaúcha lá de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Sou jornalista, gremista (um dos times gaúchos), leonina, corredora amadora e VIAJANTE!

Sempre fui apaixonada por conhecer novos lugares, mas nem imaginava que faria disso um estilo de vida! Já rodei pelo Brasil passando por Florianópolis, Manaus, Vitória, Teresópolis, Sete Lagoas e agora, aqui em Blumenau, Santa Catarina. Mas independente de onde estiver, o que importa mesmo para mim, é poder contar uma boa história daquele lugar, mostrando tudo que puder.

Adoro chimarrão, vinho e um espumante borbulhante, ah e café com leite! Um churrasco de costela, um tambaqui na brasa ou um mexido mineiro ganham meu coração. Não perco um show de rock. Acredito que a beira do mar é um dos melhores lugares para quem quer pensar na vida, afinal, “olhar o mar, acalma a alma”.

Sou Pós-graduada em Marketing, Gerenciamento de Projetos e Marketing Digital, e procuro usar todo esse conhecimento para incrementar ainda mais o que escrevo aqui no blog, alimentando-o diariamente com novas experiências! Já trabalhei muitos anos na área de meio ambiente e ter uma vida mais sustentável é um dos meus objetivos.

E sou casada com o Cássio, amazonense lá de Manaus, que na medida do possível embarca em todas as minhas aventuras!

4º – Qual o maior desafio encontrado ao criar um blog?

Mantê-lo atualizado!!! Engana-se quem pensa que vida de blogueiro é fácil. Não é mesmo!! Manter o blog em dia, com informações relevantes é uma batalha. Hoje eu trabalho home office e até interiorizar, que independente de estar em casa ou num escritório, isso era um trabalho, demora um pouco (no momento em que respondo à entrevista, estou confortavelmente sentada em meu sofá, ouvindo um CD do Madredeus). Por que temos a sensação de que podemos fazer tudo ao mesmo tempo. Como trabalhar no blog e cuidar da casa, por exemplo. Isso é ficção! É preciso muita disciplina e foco, e estar ciente que esse é um trabalho (por mais que não tenhamos horários pré estabelecidos e que seja um prazer fazê-lo), que temos de ter produtividade, precisamos entregar algo. Afinal, o leitor nos procura e quer informação e se não tivermos nada para lhe oferecer, ele vai embora. Fora isso, a questão dos gastos que envolvem um blog como: manutenção da página, registro de marca, hospedagem. Tudo isso tem seus custos e é ai que entra a importância de criar parcerias.

5º – Como se organiza para manter o Casa de Doda sempre atualizado?

Como dizia na pergunta anterior, demorei até entender que eu precisava criar uma rotina para trabalhar no blog. Comecei a ler sobre isso, sobre técnicas para não dispersar! E fui entendendo que se eu não escrevesse, não teria leitores, simples assim! Por isso tenho um Planner, onde estão todos os apontamentos sobre o blog. Desde o que se gasta no mês, receitas, até as ideias para os próximos posts, já com sugestões de títulos, além de datas para publicação, vou produzindo os posts e deixando eles programados, o que tem sido bem ágil para mim. Ainda como forma de otimizar as publicações, eu vinculei a conta do blog com as redes sociais, assim os posts já vão de imediato para elas.  Hoje eu tenho publicado quase que diariamente, mas minha meta é ter datas específicas da semana para que isso aconteça. Por isso estou analisando os dias de maior tráfego no site. Viu só, como a vida de blogueiro não é fácil?!! Temos de nos preocupar com várias coisas, inclusive com números, para deixar o blog bem posicionado e assim atrais mais pessoas! Mas isso não é uma reclamação. Eu adoro o que faço.

6º – Qual o maior elogio que já recebeu pelo trabalho como bloguer?

Não sei se foi um elogio ou um alerta eheheh!! Uma pessoa próxima um dia me disse: Você é corajosa. Hoje em dia são milhares de blogs e sites surgindo por ai, mas você não se intimidou e criou o seu. Parabéns!

7º – Que local/ viagem a marcou mais e porquê?

Costumo dizer que a viagem e/ou melhor lugar é sempre o próximo, pois envolve aquela expectativa do desconhecido, do que vamos ver e sentir num próximo destino. Mas tenho meus lugares queridos, claro! Um deles é Teresópolis, na Serra do Rio de Janeiro. Não sei te dizer porquê, mas aquela cidade me encantou, tanto que morei lá por quase três anos. mas todos  os outros lugares visitados foram importantes. Sempre deixam marcas!

8º – Já sei que vais andar por Portugal em Outubro, que cidade estás mais ansiosa por conhecer?

Ahh conhecer Portugal é um sonho antigo. Já fizemos um pré roteiro do que queremos ver, mas Lisboa e Porto são nossas preferidas!!! Lisboa com seus vários mirantes, para apreciar o Tejo. E o Porto, com seus vinhos maravilhosos, sua história, seus encantos. Estou ansiosa que chegue Outubro!

Então que acharam? Eu adorei e por mim a entrevista não tinha fim 🙂 Espero que tenham gostado e que vos tenha ajudado…

Curiosos por conhecer o Casa de Doda?

Casa de Doda – http://casadedoda.com/

Email de Contato –  casadedoda@gmail.com

Facebook –  https://www.facebook.com/pg/casadedoda

Instagram – https://www.instagram.com/casadedoda/

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

rodape simply life

3 comentários em “Fiquem A Conhecer O Blog Casa De Doda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s