Crónicas De Um Engenheiro – China World

“É preciso acreditar sem ver e ver só é possível depois de acreditar”

Esta frase pertencente a uma profecia chinesa encaixa na perfeição no assunto da Crónica deste mês. A China e o impacto dela no Mundo.

Durante quase toda a história recente da humanidade existiu uma superioridade em termos económicos e da “balança do poder” do Ocidente sobre o Oriente, eventos como a a Guerra no Vietname serviram, entre outros pontos, como demonstração de força Ocidental. Todavia, parece inevitável que, no futuro, emerja como a principal super potência mundial um país específico do continente asiático, a Républica Popular da China.

Com um total de 1.36 biliões de habitantes (e com tendência a crescer demograficamente), um PIB de 9.24 triliões de euros (9.240.000.000.000 de euros para se ter uma noção numérica corrente do valor) que já representa o 2º maior do Mundo apenas atrás dos Estados Unidos, e crescimentos económicos na casa dos 6,7 % apenas em 2016, a RP. China ameaça, seriamente, o estatuto de “Maior potência Mundial” dos Estados Unidos num futuro próximo. Em 2008 a diferença de PIB entre os dois paises situava-se nos 10 triliões de euros (14 vs 4), todavia neste momento a diferença é aproximadamente 7,5 triliões, o que pode “parecer” muito mas representa um close gap de 2,5 triliões em apenas  8 anos!! Pra se ter noção, o PIB do Reino Unido é de 2,67 triliões de euros, ou seja, em 8 anos a China cresceu “um Reino Unido” inteiro a mais que os Estados Unidos, isto pra falar de uma forma absurda para se ter uma percepção mais real da situação em causa.

Dentro de 30 anos, todo o panorama Mundial pode estar completamente diferente do que vivemos hoje-em-dia, aliás perspectivam-se mudanças (até a nível politico, onde Donald Trump pode estar a desencadear um catástrofe politica à escala global) tão radicais no futuro que não é possível prever em que estado estará a “balança de poderes” Mundial, e em que ponto estaremos nós, os comuns mortais do trabalho das 9 as 18h para sobreviver e fazermos a nossa vida dita “normal” e rotineira.

O “furacão” China está cada vez mais perto de agitar o Mundo tal como o conhecemos, resta saber como este será redesenhado quando isso acontecer.

 

rodape simply life

Andreia Azevedo

Andreia é licenciada em Turismo com especialização em Marketing Digital. Adora viajar, comunicar, escrever e criar. O Simply Life nasceu no final de 2015, do seu desejo de criar uma comunidade de partilha dos mesmos interesses.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s