Crónicas De Um Engenheiro – China World

“É preciso acreditar sem ver e ver só é possível depois de acreditar”

Esta frase pertencente a uma profecia chinesa encaixa na perfeição no assunto da Crónica deste mês. A China e o impacto dela no Mundo.

Durante quase toda a história recente da humanidade existiu uma superioridade em termos económicos e da “balança do poder” do Ocidente sobre o Oriente, eventos como a a Guerra no Vietname serviram, entre outros pontos, como demonstração de força Ocidental. Todavia, parece inevitável que, no futuro, emerja como a principal super potência mundial um país específico do continente asiático, a Républica Popular da China.

Com um total de 1.36 biliões de habitantes (e com tendência a crescer demograficamente), um PIB de 9.24 triliões de euros (9.240.000.000.000 de euros para se ter uma noção numérica corrente do valor) que já representa o 2º maior do Mundo apenas atrás dos Estados Unidos, e crescimentos económicos na casa dos 6,7 % apenas em 2016, a RP. China ameaça, seriamente, o estatuto de “Maior potência Mundial” dos Estados Unidos num futuro próximo. Em 2008 a diferença de PIB entre os dois paises situava-se nos 10 triliões de euros (14 vs 4), todavia neste momento a diferença é aproximadamente 7,5 triliões, o que pode “parecer” muito mas representa um close gap de 2,5 triliões em apenas  8 anos!! Pra se ter noção, o PIB do Reino Unido é de 2,67 triliões de euros, ou seja, em 8 anos a China cresceu “um Reino Unido” inteiro a mais que os Estados Unidos, isto pra falar de uma forma absurda para se ter uma percepção mais real da situação em causa.

Dentro de 30 anos, todo o panorama Mundial pode estar completamente diferente do que vivemos hoje-em-dia, aliás perspectivam-se mudanças (até a nível politico, onde Donald Trump pode estar a desencadear um catástrofe politica à escala global) tão radicais no futuro que não é possível prever em que estado estará a “balança de poderes” Mundial, e em que ponto estaremos nós, os comuns mortais do trabalho das 9 as 18h para sobreviver e fazermos a nossa vida dita “normal” e rotineira.

O “furacão” China está cada vez mais perto de agitar o Mundo tal como o conhecemos, resta saber como este será redesenhado quando isso acontecer.

 

rodape simply life

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s