Quase Metade Dos Visitantes Da Livraria Lello São Espanhóis

Quatro em cada dez visitantes da Livraria Lello, no Porto, são espanhóis. Os dados são do próprio espaço cultural e livreiro e referem-se a 2016, ano em que foi batido o recorde de visitantes: mais de um milhão, o que perfaz quase três mil visitas diárias.

Por nacionalidades, os portugueses surgem apenas em terceiro lugar, com 15.2% dos visitantes, ligeiramente atrás dos franceses (15.9%). Seguem-se os brasileiros (6.6%), os alemães (4.6%) e os norte-americanos (3.1%).

O peso internacional também se repercute nos livros vendidos. Segundo a empresa de estudos de mercado GfK, de 1 de janeiro a 15 de dezembro de 2016, “a Livraria Lello vendeu 11.248 livros de literatura espanhola, o que representa 93,62% de todos os livros espanhóis vendidos no Grande Porto”.

No mesmo período, a Livraria Lello vendeu 65,16% de todos os livros franceses (6.769 livros) e 49,89% de todos os livros ingleses (17.720 livros) vendidos no Grande Porto. Em termos globais, o total de títulos transacionados pela livraria ascendeu aos 260 mil.

Para lá dos números, 2016 foi também um ano especial para aquela que é considerada uma das mais belas livrarias do Mundo, que celebrou os 110 anos com uma minuciosa beneficiação do edifício, que incluiu reabilitação da cobertura, restauro do amplo vitral e tratamento integral da fachada.

A inauguração da Passadeira das Palavras e a festa de lançamento do novo Harry Potter, que atraiu muitos milhares de fãs, foram outros dos pontos altos de 2016 para a Lello.

fonte: jn

 

rodape simply life

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s