O Que Devo Saber Sobre Trabalhar Por Turnos

Hoje em dia, trabalhar por turnos é uma realidade, deixou de ser uma opção e passou a ser o modo de vida de muitos profissionais, que vêm assim a sua vida alterada.

Segundo a lei, o trabalhar pode trabalhar ate 8h diárias e 40h semanais, sendo que só pode mudar de turno depois de gozar um dia de descanso que deverá ser depois de 6 dias de trabalho, isto é o que a lei diz…o que nem sempre corresponde à realidade dos nossos dias.

Que implicações têm os trabalhos por turnos nas nossas vidas?

1º – Rotinas Alimentares e Horários de Refeições

As rotinas alimentares são muito prejudicadas pelo sistema de trabalhos por turno. Ou se é obrigado a saltar refeições ou se tempo limitado para tal ou até mesmo pela troca de turnos, o sistema ainda não está preparado e não responde às nossas necessidades.

2º – Implicações na Vida Social

O nosso bem estar também depende de uma vida social; precisamos de tempo para nós, para estar com os amigos, para esquecer um pouco o stress do trabalho. O trabalho por turnos tira-nos ou limita-nos o tempo da vida social.

3º – Alterações do Ritmo de Sono

As alterações que ocorrem ao ritmo de sono vão afectar toda a nossa vida, desde o estado de espírito, ansiedade, paciência e afecta o nosso animo e atenção no trabalho. Outras implicações que derivam da alteração do ritmo de sono são as insónias e dificuldades em dormir.

4º – Desgaste Físico e Psicológico

O trabalho por turnos, seja ele de que natureza for, implica todas as alterações quer no estilo de vida quer no organismo e isso a longo prazo pode trazer bastantes problemas quer pessoais, físicos e mentais.

Como nos dias de hoje, o trabalho por turno é uma realidade, então deixo vos duas dicas para ter combater os problemas.

Uma boa ideia é tentar ao máximo ter uma alimentação saudável, mesmo com os horários trocados, andar sempre consigo um peça de fruta ou snacks para não estar demasiadas horas sem comer é uma boa solução.

Também deve tentar dormir o mínimo de horas por dia recomendadas ( 7 a 8horas).

Tente não cair no desgaste que este modo de vida possa ser e pense sempre que o trabalho é uma parte da sua vida e não se deixe cair em pensamentos negativos ou auto -destrutivos.

 

rodape simply life

 

Andreia Azevedo

Andreia é licenciada em Turismo com especialização em Marketing Digital. Adora viajar, comunicar, escrever e criar. O Simply Life nasceu no final de 2015, do seu desejo de criar uma comunidade de partilha dos mesmos interesses.

Uma resposta para “O Que Devo Saber Sobre Trabalhar Por Turnos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s