Crónicas de um Engenheiro – Sentimentalismo ou Facilitismo?

Todos os dias somos presenteados nas redes sociais com um panóplia de textos, intitulados de “Cartas” sobre os mais diversos temos. O modus operandi é o seguinte: alguém encontra-se a navegar na Internet, passa por páginas que possuem textos escritos naquilo a que eu chamo “de mim para ti”; lê, acha que aquilo se enquadra consigo e partilha na sua rede social.

Antes de mais nada fazer um reparo: nada tenho contra os autores de tais textos, possuem todo o direito de escrever o que querem, mesmo que o objectivo desses textos seja apenas agradar aos leitores de maneira a terem partilhas, ou seja, com aproximadamente zero de conteúdo, despejando apenas “sentimentos” para um documento Word. Pra não ser acusado de hipocrisia, quero apenas relembrar quem lê este texto que este estas crónicas são um texto de opinião própria, com ideias vincadas e sem ponta de populismo à mistura.

O que realmente me desagrada neste fenómeno é o facto de choverem partilhas sobre este tipo de “Cartas” (os correios vão entrar em vias de extinção com tanta carta online, nem os pandas irão a desaparecer tão rapidamente como os correios), pois parece que as pessoas sentem uma “necessidade” de expor publicamente, muitas vezes na sua esmagadora maioria desconhecidos, a sua vida sentimental. Quem sente sente, não precisa de chamar a atenção para que o mundo veja que sente a falta do seu ex-namorado, que gosta da sua mulher, que sente revolta com algo. Quem sente usa as suas próprias palavras, não vai atras de facilitismos e usar o que X escreveu para Y (ou por vezes nem isso, escreveu só pela notoriedade).

Penso que as pessoas devem usar as suas próprias palavras, expressar-se por elas próprias, sem “joguinhos”, indirectas ou chamadas de atenção, muitas vezes, infantis. Vamos ser todos adultos e não adolescentes “idosos”.

“A felicidade e a infelicidade vêm de nós próprios.”

Mêncio

 

rodape simply life

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s