Que Livraria Portuense fez 110 anos?

Junto à Torre dos Clérigos, encontra um livraria que completou este passado dia 13 de Janeiro 110 anos.

Um livraria que no ano de 2014 recebeu mais de dois milhões de  visitantes; que em 2008 foi classificada como a mais bela pelo The Guardian, em 2011 recebeu a mesmo classificação pelo Lonely Planet e em 2014 recebeu pelo CC o prémio de a livraria mais bonita do planeta. Integra também o top das 15 livrarias mais cool e mais interessantes a nível mundial!!Considerada uma obra de arte, esta livraria possui milhares de livros…mas o que a torna tão única é a escadaria vermelha fonte de inspiração para a escritora J.K. Rowling. Aliás, o Porto foi fonte de inspiração para a escritora que viveu na cidade e começou por escrever o sucesso Harry Potter no Café Majestic.

A Livraria  sofreu uma intervenção de requalificação em 1995 e foi classificada como monumento de interesse público em 2013.

Desde Julho do ano passado, que a entrada na livraria tem um custo de 3 euros, que podem ser dedutíveis na compra de livros. Algo que não fez descer o numero de visitantes, pelo contrário, a venda de livros aumentou e os turistas continuam a fazer ponto de paragem no topo da rua das Carmelitas…

Que livraria é esta? A Livraria Lello.